O Haras Histórico   Proposta do
 criador
    Reprodutores Matrizes Produtos Contato


Passe o mouse sobre o corpo do cavalo para conhecer as suas características.



Haras Tauarí
 

 

Padrão da Raça

    O cavalo Árabe constitui material genético distinto com relação a determinadas características que o diferenciam de outras raças, principalmente no esqueleto e conformação.
 

    Esqueleto: Em comparação com outras raças, possui o crânio relativamente curto, maxilar inferior fino,  maior capacidade de caixa craniana, menor número de vértebras, osso pélvico mais horizontal. As calosidades dos membros anteriores são pequenas.
 

   Cabeça: A parte superior da cabeça é maior em comparação ao volume do corpo do cavalo, especialmente, em profundidade na direção das ganachas. Tem uma forma triangular que diminui rapidamente, para uma boca pequena e delicada, os lábios são finos e também delicados. As narinas longas, finas e abertas. A face é ligeiramente côncava abaixo dos olhos. Os olhos bem afastados e grandes estão mais no meio da cabeça dando bastante capacidade para o cérebro acima deles. A capacidade cerebral é ainda aumentada freqüentemente por uma pequena protusão na fonte que se estende até pouco abaixo dos olhos. As ganachas se afastam bastante da garganta permitindo que o animal respire sem dificuldades quando em galope.  As orelhas, menores nos machos que nas fêmeas, são atesouradas, bem implantadas e de grande flexibilidade.


   Pescoço: Longo, arqueado, leve, implantado alto e seguindo bem atrás da cernelha. A garganta larga e bem desenvolvida, flexível quando em descanso, bastante destacada do resto da cabeça. A cabeça se liga ao pescoço em ângulo mais obliquo do que nas outras raças.


   Membros anteriores: a cernelha é alta e musculosa implantada bem atrás. Paletas longas, profundas, largas e fortes na base, mas leve nas pontas. Braço longo, obliquo e musculoso. Antebraço largo no cotovelo, longo e musculoso. Joelhos grandes, quadrados e profundos. Canela curta, chata e seca, mostrando tendões fortes, boletos excepcionalmente grandes e bem marcados. Quartelas médias, em declive, muito elásticas e fortes. Cascos fortes, grandes, redondos, largos e baixos na parte de trás. Os membros devem ser paralelos de frente, retos de lado e os pés colocados em direção fontal.

  
   Corpo: olhando-se de frente ou por trás, as costelas são arqueadas e bem aparentes. Tórax de grande capacidade. Dorso e lombo curtos devido à  falta de uma vértebra dorso lombar e ao ângulo obliquo do ombro. O corpo longo embaixo, com um abdômen baio. A medida transversal do tórax (perímetro torácico) é igual ou ligeiramente maior que a vertical, isto é, altura do animal medindo da cernelha ao chão.


   Membros posteriores: a garupa na mesma altura que a cernelha, larga, longa em proporção e bem horizontal. Cauda de inserção alta, arqueada e levantada quando o animal se movimenta. Quartos longos, musculosos e um pouco estreitos, mostrando velocidade. Jarretes limpos, bem baixos, de grande tamanho e força. Quartelas médias, muito elásticas e fortes. Boleto grande. Cascos fortes, grandes, redondos, largos e baixos na parte de trás. Membros colocados em posição vertical diretamente sob os quartos traseiros e perpendiculares ao corpo.


   Crina e cauda: longas e sedosas. Pelo espesso, fino, macio e sedoso


   Pelagem: Castanha, alazã, tordilha e preta, todas elas com as respectivas variações, sendo admitidas também as pelagens baia e suas variações, pampa e pintada, excepcionalmente para animais Cruza Árabe.


   Altura: medida na cernelha do animal adulto, vai de 1,40m a 1,58m, podendo passar para mais ou para menos.


   Peso:  Adulto vai de 340kgs. A 460kgs. Podendo variar para mais ou para menos.


   Andar:  Passo e trote. Galope agradável devido ao comprimento dos membros posteriores e sua elasticidade, também em passo rápido, com o pé posterior avançado bem além do anterior. Desenvolve um bom trote naturalmente.

 

 No cavalo Árabe você sempre terá

 

- prepotência genética

- refinamento, beleza e "harmonia perfeita do corpo"

- sólida saúde estando ai a razão de sua longevidade e fertilidade

- seu emocional apego ao homem (com caráter que combina docilidade brio)

- resistência e rusticidade

- capacidade de trabalho com o mínimo de necessidades corporais e fácil recuperação após esforço.

- mansidão e inteligência

- garbo e elegância como animal de sela.